domingo, 4 de junho de 2017

Restruturação dos Parques Sonoros

Michele Meira


O Projeto Parques Sonoros, que faz parte do Programa São Paulo Carinhosa, ofereceu ao longo dessa gestão oportunidades de os professores refletirem sobre a potencialização de aprendizagens de bebês e crianças.

Partindo do princípio do Currículo Integrador que entende o ambiente como segundo educador trouxe a possibilidade de os educadores reverem seus ambientes e o transformarem de maneira que estimulem a livre exploração e, mais precisamente com esse projeto, pesquisem possibilidades sonoras.

A EMEI Doraci dos Santos Ramos, recebeu no ano de 2016 a formação para construção dos Parques Sonoros, porém este projeto precisa ser repensado, cuidado e reformulado tantas vezes que forem necessários.
Os pais que tem a oportunidade de trazer as crianças para EMEI e mesmo no horário da saída pode ver a empolgação deles.



Esses parques são na verdade,otimizados com diferentes instrumentos sonoros que cativam os bebês e crianças à experimentação. Esses instrumentos são confeccionados a partir de materiais de longo alcance, ou seja, aqueles que estão disponíveis no momento como tampinhas, panelas, latas, garrafas, pedrinhas,... e são organizados em murais sonoros, mobiles, cortinas,...o que a criatividade dos envolvidos permitir.

Para tanto necessitaremos de muito apoio na arrecadação dos materiais para restrutura los.

A escola é publica é queremos toda comunidade educativa empenhada para que nossa unidade seja um oásis para nossas criança.

Faça parte deste movimento!

Todo material deverá vir limpo para a escola


Materiais para construção  
§         Tampinhas de garrafa (Pet,  garrafa e lacre de lata);
§         Panelas, Formas, potes de plástico com tampas, tampa de panela, garrafa plástica de diversos tamanhos
§         Diferentes tipos de latas (leite, milho, atum, tinta);
§         Chaves, conduites, roda de carro, correntes de diferentes  espessuras, tinta spray, tinta para madeira, parafuso, pincel, prego, canos de PVC e conexões, lixas para madeiras, sifão;
§         Cola, barbante, arame, durex colorido, dupla face, fita crepe, fio de náilon, estilete, fitas de seda, bexiga;
§         Tecidos, tesouras, conchas, rolha de cortiça, caixa de papelão, embalagens, tubos de papelão, pedrinhas, grãos de sementes, elásticos, alfinetes;
§         Parte superior do ventilador, cabaça, garrafa de vidro com tampa; Madeiras, aramados;
§         Pallets, carteiras de alunos ou professor, cabo de vassoura, bambu;
§          Martelo, furadeira, alicate, chave de fenda, arco de serra, serra;

2 comentários:

  1. Estou revisitando os Parques Sonoros. Este aí deve estar o máximo. Quero ver. Um abraço a todos. Cristina Pires

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou apaixonada pelos parques sonoros e gostaria de saber sobre a formação que vocês tiveram, foi promovido pelo município?

    ResponderExcluir

Os comentários serão sempre bem vindos. Não é permitido usar palavras de baixo calão nem ofensivas, críticas são bem vindas desde que de forma respeitosa e coerente.